Descrição

SETEMBRO AMARELO

MÊS DE VALORIZAÇÃO DA VIDA

 

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e essa é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. 

 

As principais causas estão relacionadas a distúrbios mentais, alimentares, depressão ou momentos de crise e estresse. Fatores como abuso, violência e perdas, também estão relacionadas, além disso, as taxas também são altas em grupos que sofrem preconceito como refugiados, migrantes ou LGBT+. 

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema

Apesar de ser um assunto sensível,  a discussão sobre o tema é essencial para a prevenção, apenas é necessário cautela e bom senso na divulgação dessas informações. 

Os suicídios são evitáveis, portanto, é necessário falar sobre, derrubar tabus e mitos, tornar de conhecimento público que existem sintomas, tratamento e treinamentos para ajudar pessoas com predisposição de tirarem a própria vida. 

Através de chat, telefone (188), e-mail ou postos de atendimento, existem voluntários treinadas para atender, sob sigilo e anonimato, qualquer pessoa que precise de ajuda, ou apenas queira conversar e desabafar. 




Relacionados