Farmácia Hospitalar

Farmácia Hospitalar.

A Farmácia Hospitalar está relacionada a pelo menos três atividades fundamentais para a qualidade do tratamento de saúde, a dispensação de medicamentos, a desinfecção e esterilização do ambiente hospitalar visando evitar as infecções hospitalares, e a seleção de medicamentos padronizados, assim como a participação de camisões internas, como a de segurança do paciente, de farmacovigilância, de controle de infecção hospitalar e de nutrição.

Em algumas patologias, existem medicamentos somente disponíveis em hospitais, obrigando o paciente a uma internação, nestes casos, o hospital tem disponibilizado várias medicações, abrangido todas as classes de medicamentos necessários para um internamento de qualidade.

Um problema sério é o da infecção hospitalar, hoje no Brasil ocorre em 12% dos casos, e para isso o Hospital Santa Clara se preocupa com a dispensação de antimicrobianos, com uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar ativa, formada por Médicos, Enfermeiras, Nutricionista e Farmacêutica. Também analisamos a formulação dos nossos produtos de limpeza, todos com laudo de especificidade hospitalar exigidos pela ANVISA.

Medicações de alto risco são medicamentos mais suscetíveis a causar danos para o paciente, para dispensação destas medicações o Hospital Santa Clara oferece um sistema de dupla checagem, para maior segurança do paciente.

Melhorar o gerenciamento de medicamentos implica não somente na redução de erros, mas também na implementação de mudanças para reduzir danos ou eventos. Um plano seguro de medicação, diminui com sucesso a taxa de erros de medicação em 70% e reduziu efeitos adversos causados por medicamentos em mais de 15%.

Karina Aparecida Prates Valério.

Ms. Farmacêutica Bioquímica

CRF: 18.960

Comentários (2)

GUSTAVO

25 Julho, 2018
excelente trabalho dessa equipe parabéns.

Karina Ap. Prates Valério

25 Julho, 2018
Obrigada Gustavo. Temos prazer em bem atender! E estamos sempre a disposição para quaisquer duvidas!