CUIDADO NUTRICIONAL HUMANIZADO NOS SERVIÇOS HOSPITALARES

Humanizar é uma medida que visa, sobretudo, tornar efetiva a assistência ao indivíduo criticamente doente, considerando-o como um ser em sua integralidade. Além de envolver o cuidado ao paciente, a humanização estende-se a todos aqueles que estão envolvidos no processo saúde-doença que são, além do paciente, a família, a equipe multiprofissional e o ambiente.

Dentre os cuidados de saúde realizados no ambiente hospitalar encontra-se o cuidado nutricional, considerado um dos aspectos mais relevantes para a melhoria da qualidade do tratamento destinado aos pacientes.

Consideram que a alimentação hospitalar não deve oferecer somente as respostas nutricionais adaptadas ao indivíduo, em sua condição de saúde, mas sim apresentar além das funções nutricionais e higiênico-sanitárias, a função hedônica e convivial.

O cuidado dietético é um conjunto de ações realizadas como parte do cuidado nutricional. O objetivo é garantir o aporte nutricional, quantitativa e qualitativamente, de acordo com o estado fisiológico das pessoas, sua patologia e os tratamentos subsequentes, levando-se em consideração seus hábitos culturais e religiosos, sua capacidade individual e preservando o prazer de se alimentar.

No ambiente hospitalar, a alimentação é um aspecto importante no tratamento do paciente, porém, a comida de hospital é comumente percebida como sinônimo de insossa, servida em horários diferentes dos habituais, e ainda, com conotações de proibição. Esta visão deve ser modificada, pois alimentação é direcionada a morbidade apresentada pelo paciente.

Assim deve-se considerar o papel preponderante da alimentação na vida dos indivíduos e a finalidade específica dos alimentos para cada fase, como crescimento e desenvolvimento, prevenção, manutenção e recuperação da saúde. Assim as orientações sobre alimentação é enfoque do trabalho do nutricionista.

Gabriela B. Martins CRN8 – 9204 - Nutricionista

Comentários (0)